sexta-feira, setembro 16, 2011

Cuidados ao usar seus perfis nas redes sociais



Hoje as mídias sociais são importantes fontes de informação, principalmente para as empresas, que buscam dados das concorrentes e fazem ações de marketing. Também acabam sendo utilizadas por alguns RHs para conferir como é a dinâmica da vida pessoal de candidatos a vagas de emprego ou até mesmo dos funcionários.
Foi realizado recentemente um estudo em 10 países com mais de 2 mil executivos das áreas de finanças e de recursos humanos. O estudo mostrou que 44% dos executivos consideram os aspectos negativos encontrados nos comentários das redes sociais como suficientes para não classificar um candidato na seleção a uma vaga de emprego, enquanto 39% fariam uma entrevista antes da decisão final e 17% garantiram que não são influenciados pelas mídias sociais.
No entanto, é importante que você saiba que não é necessário ter perfis em todas as redes sociais para conquistar um emprego, pois elas, em sua maioria, são pessoais e não substituem o currículo e as entrevistas presenciais. O grande papel dos seus perfis nessas redes é fazer com que o selecionador conheça um pouco mais do seu perfil pessoal, através de seus comentários e posts, com exceção do LinkedIn, que é uma rede social totalmente voltada para o networkingprofissional.
Além disso, dependendo do cargo (que não seja comunicação, marketing e afins), não possuir perfis sociais não significa que você seja um candidato desatualizado. É apenas uma escolha pessoal.

terça-feira, setembro 06, 2011

Ser Professor de Informática

"Ser professor é uma tarefa um tanto quanto desafiadora, ainda mais quando se trata de ensinar sobre informática. Eu sempre gostei de ensinar para as pessoas um pouco do que aprendi durante os anos já vividos, no fundo eu tinha vontade de ser professor, mas não sabia por onde começar. 
Em um determinado instante da minha vida tive a oportunidade de trabalhar em uma escola, como bibliotecário e responsável por um laboratório de informática, o local em que eu trabalho e me realizo até hoje. Nesse desafio de lidar com alunos e professores, tive a chance de poder trocar experiências e participar de seminários sobre educação, o que foi muito enriquecedor para minha carreira. 
Trabalhar com pessoas é muito instigante, pois nos leva a universos totalmente diferentes e desconhecidos. Conhecemos pessoas de várias idades e mentalidades, que conhecem informática e que nunca ouviram falar, mas para um professor, quanto maior a diversidade, maior o desafio; e quanto maior o desafio mais saborosa é a vitoria. 
Muitas pessoas dizem que para ser professor tem que conhecer um pouco sobre pedagogia ou até mesmo ter formação superior. Isso não é verdade, para ser professor é preciso dominar aquilo que vai ser ensinado, e ter consciência de que no instante em que você vai estar ensinando surgirão situações em que você verá que não sabe tudo, e são essas situações que dão prazer, pois podemos desafiar a nós mesmos, e não somente aos alunos.