quarta-feira, fevereiro 11, 2009
Esclarecimento de mal entendido
Venho desta forma esclarecer um mal entendido sobre o seguinte texto publicado num dos documentos das Unidades Temáticas do Projecto DADUS
"Também a Professora Liliana Monteiro, aderente ao Projecto Dadus desde o ano lectivo passado, actualmente a leccionar no Agrupamento de Escolas de Canelas, tem tido uma intervenção empenhadíssima no trabalho com os seus alunos.
No blog que os seus alunos desenvolveram este ano lectivo “Alunos da Stora Lili”, estão publicados dois vídeos de curta duração, que abordam a questão da publicação de fotografias na Internet. A não perder! Vá pelo Blog do Dadus…"
O blog "Alunos da Lili" é o meu blog pessoal... já o tenho deste o verão de 2007. Onde coloco post's sobre temas pelo qual me interesso e que ache que podem interessar aos meus alunos, tal como a todos que visitam este blog.
No ano lectivo 2007/2008, e no ínicio do 2º periodo tive conhecimento do Projecto Dadus, tendo apresentado o projecto aos meus alunos do 8ºano, os quais se entusiasmaram a fazer trabalhos. Nessa altura senti a necessidade de criar um sitio on-line onde pudessem mostrar os trabalhos... e era preciso um nick name para aquela turma... assim surge os "Manda-chuva" , e o blog http://osmandachuva.blogs.sapo.pt/
Vida de professora contratada é algo interessante... e por isso no ano lectivo 2008/2009 vim parar a Canelas, VNG...
Os alunos são outros e este ano tenho 8 turmas de 8ºano... e aqui surge a ideia de dar a conhecer a toda a Comunidade Escolar o que se faz com o Projecto Dadus... e então surge o Moodle como plataforma para divulgar o Projecto. É claro que desta forma o trabalho desenvolvido não está tão visivel a todos... mas qualquer um, como visitante, pode visitar o espaço... e por isso deixo aqui o link do moodle da Escola de Canelas... basta procurarem pela disciplina "Projecto DADUS"
domingo, fevereiro 01, 2009
Converte TEXTO em VOZ com o BlindSpeak
Tudo o que escrever será sintetizado e enviado por correio electrónico num ficheiro que poderá ser escutado pelos destinatários.
De momento, o site está apenas em inglês e em fase beta. Porém, no futuro, as suas capacidades serão alargadas de forma a permitir o envio de mensagens para telefones fixos e em diversos idiomas.
Scratch "português"
O projecto, inédito a nível mundial, vai estar disponível para todos os países de língua oficial portuguesa através do Sapo e terá acesso gratuito. Será também distribuído através do Magalhães, como forma de enriquecer a oferta de serviços associada aos serviços de Internet do grupo PT.
Em comunicado, a PT explica que a adaptação à língua portuguesa e à visualização no Magalhães esteve a cargo de equipas dedicadas da PT Inovação e do portal Sapo, em colaboração com o MIT Media Labs.
O Scratch é uma ferramenta de programação para crianças a partir dos seis anos, que permite criar projectos animados e que terá pela primeira vez uma versão em língua estrangeira. A versão em português fica disponível no Sapo, através do Sapo Kids, ainda em Janeiro, volta a confirmar a PT que já antes tinha adiantado a informação à imprensa.
Retirado do TEK
Scratch
Scratch é uma nova linguagem de programação criada no Media Lab do MIT.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para pessoas que estão a começar a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas com idade superior a 8 anos na aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interactivos.
Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que os programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. É diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.
Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus.
Já existem versões para Windows e Mac OS X.
Retirado da Wikipédia.
Windows Vista e Second Life concorrem a fiasco do ano
Sob o lema «Deus distingue os tolos», os prémios Fiasco são o equivalente aos prémios Razzies para os Óscares de Hollywood, que premeiam os piores filmes do ano, e têm como objectivo «promover uma atitude positiva perante os fiascos».
Neste caso os promotores pretendem premiar os projectos desenvolvidos a nível mundial na área das tecnologias, que custaram milhões e não tiveram os resultados esperados ou foram bastante criticados.
Além do Second Life e do Windows Vista, a lista de finalistas inclui ainda o Lively, o mundo virtual do Google que não durou meio ano, ou o projecto One Laptop per Child, entre outros.
A entrega dos prémios vai ter lugar a 26 de Fevereiro em Barcelona. Até lá os cibernautas podem visitar o site da iniciativa para votarem naquele que consideram ser o fiasco tecnológico do ano.
Retirado do Jornal SOL
Gmail off-line
O Gmail Webmail havia sido anunciado em meados de 2007, data em que o Google anunciou o Gears, um plug-in para navegador desenvolvido para acesso offline a aplicações Web.
Segundo o gestor de produto do Google Apps, Rajen Sheth, aplicar o Gears ao Gmail foi uma tarefa muito complexa, sobretudo devido ao elevado volume de mensagens que as contas podem armazenar.
Assim, a partir de hoje, o Gmail passa a descarregar os e-mails para os PC’s, tendo por base alguns critérios de selecção como o nível de importância das mensagens para o usuário.
Segundo o Google, o serviço foi «rigorosamente testado».
Retirado do Jornal SOL