"Um colégio de raparigas localizado em Sidney está a testar a utilização de telemóveis, iPods e Internet durante os exames. Um dos responsáveis acredita que este método irá revolucionar a realização dos exames de acesso ao Ensino Superior no país.
O teste está a decorrer em exercícios e nos exames de Inglês do nono ano e caso seja bem sucedido irá ser alargado às restantes disciplinas, revelou ao Sydney Morning Herald uma professora que está a coordenar a iniciativa.
Segundo Dierdre Coleman as alunas estão já a ser encorajadas a utilizar as novas tecnologias para acederem a informação, mas realça que lhes pede para citarem sempre as fontes para evitar plágio.
Para a educadora «nas suas vidas profissionais [as alunas] não vão precisar de ter na cabeça quantidades enormes de informação. O que vão precisar é de aceder a informação a partir de todas as suas fontes rapidamente e precisam de saber ser a informação é fidedigna».
Uma das estudantes que já utilizou este método num exercício aprova-o, afirmando que «telefonar a uma amiga ajudou» a resolver um problema.
Esta jovem de 15 anos vai mais longe ao afirmar que «foi positivo ter alguém com quem falar e trocar algumas ideias sobre o assunto»."
Retirado de SOL em 21/08/2008
2 comentários:
Olá e os meus parabéns pelo seu blog de que sou visitante.
Escrevo para lhe dar os parabéns pela introdução do «tema», que decerto já suscitou trocas de intressões com os seus colegas.
Só que vou dar-lhe o mau exemplo
(11º ano, prova de Geometria Descritiva): a minha filha chega a casa fula com o professor que estava a vigiar a prova e não viu o que todos viram: uma colega contacta o seu explicador (um professor,claro) que lhe envia, pelo mesmo meio, o esboço da resolução...
Entre as várias perguntas:
- está na hora de haver legislação que puna (para além do aluno) o remetente deste tipo de mensagens(fácil de provar pelos registos do operador)...
- (já agora vim a saber depois que se paga ao remetente para estar disponível no horário do teste...)
Dá que pensar, não é?
primeiro que nada... obrigada por ser visitante e por gostar do meu blog :) fico feliz e isso faz continuar....
sobre o mau exemplo...
- infelizmente o professor não consegue ver tudo... eu sou professora e faço de tudo para estar o mais atenta possivel a essas coisas, pois deve haver igualdade... ou copiam todos ou não copia ninguem... eu julgo que os meus alunos não conseguem copiar, e quando os apanho a copiar aplico uma sansão...
- pergunto eu... se todos os alunos viram tal injustiça, porque é que ninguem falou no momento? eu incentivo os meus alunos a apresentarem logo queixa de alguma injustiça, pois ajuda-me a ser o mais justa possivel com todos eles...
o mesmo se passa com os trabalhos de grupo, em que uns trabalham mais que os outros e levam todos a mesma nota... para evitar isso peço relatorios do desenvolvimento do trabalho e que os proprios alunos digam de sua justiça...
- lol... esse explicador ganha bem... lol :)
- sobre a legislação... existe "punição" para quem copia... ou melhor, para quem é apanhado a copiar...
obrigada e volte sempre :)
Enviar um comentário