sábado, maio 08, 2010

As TIC e a Educação Libertadora

Durante a minha pós-graduação escrevi diversas reflexões. O seguinte texto é um excerto de um reflexão que fiz . Já é uma das ultimas páginas, mas quis partilhar como todos vós...
Espero que gostem tanto como o Professor gostou e deixem o vosso comentário.

O ensino das TIC e a Educação Libertadora (de Paulo Freire).
A constante mudança da sociedade coloca um permanente desafio ao sistema educativo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um dos factores mais salientes dessa mudança acelerada, na qual o sistema educativo tem de ser capaz de responder rapidamente, antecipar e até mesmo promover. A escolaridade obrigatória assume, com crescente implicação todas as consequências que decorrem desta realidade. Portugal pretende garantir que os alunos, ao finalizarem o nono ano, sejam capazes de utilizar as TIC, nomeadamente, para seleccionar, recolher e organizar informação para esclarecimento de situações e resolução de problemas.
Existem vários autores que evidenciam que os professores que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com os seus alunos em situação de sala de aula estão mais abertos à inovação do que os restantes. As TIC e, mais concretamente, o computador pode ser explorado, em situação de ensino, de diversas maneiras, consoante o contexto educativo em que decorre a exploração e consoante o software utilizado.
Nas aulas de informática são trabalhados conteúdos e conhecimentos que rapidamente ficam obsoletos devido ao rápido desenvolvimento tecnológico. E por isto, não consigo pensar num ensino das TIC baseado numa educação bancária, seria depositar conhecimento que passado pouco tempo estaria obsoleto, rejeitar os conhecimentos adquiridos anteriormente seria negar o básico das TIC. Defendo que o aluno aprende melhor as TIC quando experimenta, quando usa, quando descobre. Adoro quando oriento os meus alunos a descobrirem o que pretendem e quando encontram os seus objectivos descobrem ainda mais alguma coisa que fazem questão de “ensinar” à professora. No ensino das TIC, nível básico, é necessário pegar nos conhecimentos adquiridos e transformá-los mediante as necessidades e motivações dos alunos, seguindo uma orientação que promova as TIC como ferramentas de auxílio às aprendizagens escolares. Os alunos são estimulados (muitos já estão estimulados) a expressarem-se pelas suas próprias idéias, a desenvolver a autonomia e a capacidade de sociabilizar-se e construir conhecimento, o que exige um novo papel do professor. Julgo que o ensino das TIC poderá muito bem passar por uma Educação Libertadora, assim como o ensino com recurso ás TIC.
O Plano Tecnológico está cada vez mais visível nas nossas escolas. As TIC estão cada vez mais na educação. É necessária uma pedagogia activa que atenda às necessidades e anseios de uma sociedade que tem a comunicação como processo mediador da educação. A introdução das novas tecnologias na sala de aula, necessita de uma reorganização de todo o processo de ensino de modo a promover o desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem.

3 comentários:

Candida Ribeiro disse...

Eu estou de acordo com tudo o que dizes na tua reflexão. Eu sou pouco sabedora de novas tecnologiasmas mas consigo perceber que as novas tecnologias são fundamentais nas aprendizagens dos alunos .Eu própria me estou a render às tecnologias. Acho no entanto que ainda estamos longe de abranger em igualdade todos os alunos.
Parabens pela tua reflexão.
Cândida
Cândida

Liliana Monteiro disse...

A perfeição é algo pelo qual todos sonhamos...
E sonhar é crescer... é lutar...
só não devemos desistir...

Cândida disse...

Pois é sonha, sonha...ainda tens idade para isso.
Eu já estou na idade da realidade e já cresci tudo.
Também não desisti, pois desistir é morrer e eu ainda queria gozar a reforma.
Cândida