quinta-feira, junho 28, 2007

Enciclopédias On-line

Se não tens paciência para consultar as empoeiradas e gigantescas enciclopédias que habitam nas estantes , se calhar está na altura de arranjar outra solução.
Hoje em dia, a Internet dispõe de soluções muito mais interessantes, simples de usar e certamente mais actualizadas que podes consultar em breves segundos. A PCMais mostra-te aqui algumas boas opções.

A Infopedia, do grupo Porto Editora, é um site de visita obrigatória. A enciclopédia on-line disponibiliza, mediante a subscrição do serviço, os conteúdos da Diciopédia, da História da Literatura Portuguesa e do Atlas de Portugal. O site encontra-se dividido em quatro grandes áreas, a ‘Central de Conteúdos’, os ‘Dicionários’, o ‘Banco de Recursos’ e o ‘Atlas’. Para ao mais indecisos, a editora dá-lhe a possibilidade de fazer uma pré-inscrição em que durante 14 dias pode aceder aos conteúdos do site gratuitamente.

Formada no início deste milénio, pelas mãos de um conjunto de voluntários de todo o mundo, a Wikipédia é um formato totalmente novo para divulgar informações. Trata-se de uma enciclopédia livre e gratuita em que cada pessoa pode inserir, modificar ou corrigir as informações que estão disponíveis. Com uma interface bastante simples de usar e um poderoso motor de busca, este site está muito completo em termos de informação. O único ponto negativo desta enciclopédia livre é o facto de poder conter informações erradas, apesar de hoje em dia ter filtros de informação mais eficazes.

Neste espaço, a Texto Editora dá-lhe acesso à versão on-line das suas enciclopédias Universal, Ciências e Natureza, Física e Química, História de Portugal e História do Mundo. Para poder aceder a estas enciclopédias, o leitor poderá fazer a subscrição por um período de três ou doze meses. Para o caso de querer experimentar antes de fazer a subscrição final pode optar por fazer uma subscrição gratuita de sete dias.



O Ministério da Saúde disponibilizou no seu site, uma enciclopédia da saúde que o ajudará a desmistificar algumas doenças e problemas. Seleccione um problema ou uma doença sobre a qual precise obter informações e terá acesso a uma útil e simples explicação. Aqui poderá também obter as respostas para as suas dúvidas, conselhos de uma vida saudável e saber como se prevenir de algumas doenças.


A Encarta é uma das enciclopédias mais conceituadas e utilizadas em todo o mundo. A Microsoft disponibilizou uma versão on-line que permite o acesso a informações e a recursos multimédia de uma forma muito simples e rápida. Neste endereço, poderá não só aceder à enciclopédia, mas também ao Atlas, a dicionários e a um tradutor de línguas. Com uma interface fácil de usar e com excelentes mecanismos de busca, esta é uma ferramenta de pesquisa imprescindível para toda a família.


O Contry Reports é uma enciclopédia on-line sobre as relações internacionais e a cultura de cerca de 260 países, ideal para professores e alunos. Com cerca de 26 mil páginas com conteúdos, esta enciclopédia é muito fácil de usar. Basta o leitor seleccionar um país que pretende pesquisar e, numa questão de segundos, pode aceder a todos os dados desse país, como por exemplo a história, a geografia, a cultura, a economia, entre outras áreas.



Retirado de http://www.bit.pt/singlePcminternet.do?id=104

Sem comentários: