domingo, julho 27, 2008

Investigadores produzem transístores com papel

"Um grupo de investigadores portugueses produziu pela primeira vez transístores com uma camada de papel. Uma descoberta cujos resultados poderão ser desenvolvidos em aplicações de baixo custo no campo da electrónica descartável.
Entre as explorações possíveis desta tecnologia contam-se ecrãs de papel, etiquetas e pacotes inteligentes, chips de identificação ou aplicações médicas na área dos bio-sensores, especialmente para diagnóstico.

Embora alguns estudos internacionais já tivessem aberto a possibilidade da utilização do papel como suporte físico de componentes electrónicos, esta é a primeira vez que o papel aparece como parte integrante do transístor." retirado de JN... clica aqui para ler mais...


Mas o que é um TRANSÍSTOR?

O transístor (ou transistor) é um componente electrónicos que começou a se popularizar na década de 1950 tendo sido o principal responsável pela revolução da electrónica na década de 1960, e cujas funções principais são amplificar e chavear sinais eléctricos. O termo vem de transfer resistor (resistor de transferência), como era conhecido pelos seus inventores. mais...
“Pela primeira vez desde a sua invenção há 41 anos, a válvula que faz funcionar o seu rádio, que trabalha as máquinas de soldagem, abre portas (…) possui um rival. É um dispositivo diminuto chamado transístor”.
O transístor é considerado por muitos uma das maiores descobertas ou invenções da história moderna, tendo tornado possível a revolução dos computadores e equipamentos electrónicos. A chave da importância do transístor na sociedade moderna é a sua habilidade de ser produzido em enormes quantidades usando técnicas simples, resultando em preços irrisórios. É conveniente salientar que é praticamente impossível encontrarmos circuitos integrados que não possuam internamente centenas, milhares ou mesmo milhões de transístores, juntamente com outros componentes como resistências e condensadores. Por exemplo o microprocessador Cell do console PlayStation 3 tem aproximadamente 234 milhões de transístores, usando uma arquitectura de fabricação de 45 nanómetros, ou seja cada transístor fica distanciado dos outros 45 milionésimos de um milímetro.

Mais sobre Transístores
...
História e Evolução dos Computadores
O que é transístor?
http://www.guiadohardware.net/termos/transistor

Sem comentários: