quinta-feira, maio 21, 2009

Escolas de Futuro - 130 Boas Práticas de Escolas Portuguesas

Será que já conheci alguma?

Sinopse

É a primeira vez que, em Portugal, se concretiza o desafio de sistematizar boas práticas de gestão escolar de um modo ambicioso.

Este projecto teve início com um primeiro estudo, feito em parceria com o Ministério da Educação e com a empresa consultora McKinsey & Company, que levou à realização de um aprofundado inquérito de campo a cerca de 500 escolas e que permitiu associar boas práticas de gestão a escolas com resultados superiores.

Seguiu-se um trabalho de fundo feito pela EPIS, em colaboração com a McKinsey, a Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação e o Conselho das Escolas, que consistiu na realização de entrevistas em profundidade aos presidentes dos conselhos executivos de 29 escolas de todo o país. Adicionalmente, em três delas, foi levado a cabo um processo de "imersão" para uma mais completa apreensão da dinâmica de gestão da escola e dos processos desenvolvidos.

Destas etapas resultou este manual, que contém mais de 130 boas práticas nas diferentes áreas da gestão escolar - organização e processos de gestão estratégica, gestão da actividade pedagógica e gestão de áreas e actividades de suporte - explicadas através de aplicações reais e ilustradas pelas boas práticas nestas 29 escolas de todo o país e também através de alguns casos de estudo internacionais comprovados.

Preço de Capa:
EUR 13,50
Editora: Porto Editora
ISBN-13: 978-972-0-34007-8

2 comentários:

vitoriareboucas@yahoo.com.br disse...

olá Professora Lili!!
Viajando na net, encontrei seu blog e me agrdou muito. trabalho em 03 escolas e em uma delas vou iniciar aulas de informática para as crianças. Será que você poderia me dar alguma sugestão. Obrigada, Vitória

Liliana Monteiro disse...

Darei com todo o gosto... vou entrar em contacto consigo por e-mail