terça-feira, setembro 06, 2011

Ser Professor de Informática

"Ser professor é uma tarefa um tanto quanto desafiadora, ainda mais quando se trata de ensinar sobre informática. Eu sempre gostei de ensinar para as pessoas um pouco do que aprendi durante os anos já vividos, no fundo eu tinha vontade de ser professor, mas não sabia por onde começar. 
Em um determinado instante da minha vida tive a oportunidade de trabalhar em uma escola, como bibliotecário e responsável por um laboratório de informática, o local em que eu trabalho e me realizo até hoje. Nesse desafio de lidar com alunos e professores, tive a chance de poder trocar experiências e participar de seminários sobre educação, o que foi muito enriquecedor para minha carreira. 
Trabalhar com pessoas é muito instigante, pois nos leva a universos totalmente diferentes e desconhecidos. Conhecemos pessoas de várias idades e mentalidades, que conhecem informática e que nunca ouviram falar, mas para um professor, quanto maior a diversidade, maior o desafio; e quanto maior o desafio mais saborosa é a vitoria. 
Muitas pessoas dizem que para ser professor tem que conhecer um pouco sobre pedagogia ou até mesmo ter formação superior. Isso não é verdade, para ser professor é preciso dominar aquilo que vai ser ensinado, e ter consciência de que no instante em que você vai estar ensinando surgirão situações em que você verá que não sabe tudo, e são essas situações que dão prazer, pois podemos desafiar a nós mesmos, e não somente aos alunos.
Em se tratando de informática, jamais podemos dizer que sabemos e/ou conhecemos tudo, pois a cada instante surgem mudanças e essas mudanças fazem com que seja iniciada uma nova onda de conhecimento. 
Ninguém nasce professor, o ser professor é uma coisa que acontece conforme as experiências vividas e as oportunidades aproveitadas. Não basta apenas ter o conhecimento, é preciso ter a vontade de passá-lo para frente, fazer com que outras pessoas o obtenham através de você e que o levem adiante. 
Como professor jamais devemos dar o peixe aos nossos alunos, mas como princípio básico, temos que ensiná-los a pescar, pois estaremos formando verdadeiros profissionais e não robôs, que só fazem aquilo que lhes é determinado, que vivem presos a tutorias e manuais de instrução e telas de ajuda. 
Hoje, aos 22 anos, prestes a completar 23, trabalhando a 2 anos em uma escola, me tornei professor, e de uma disciplina que é a minha vida, a Informática. Dou aulas de informática básica (Windows, Word, Power Point, Excel, Internet) e Design e Web (Flash, Photoshop, Fireworks, Corel Draw, HTML, Programação para Internet). 
Vejo em alguns dos meus alunos excelentes usuários de computador, mas em alguns consigo ver a essência do saber, e são esses alunos que vão levar ao mundo aquilo que aprendi e compartilhei com eles, ensinando por onde passarem. 
Como professor tenho um novo desafio a cada aula, e como para cada desafio existe uma vitória, todos os dias eu venço e compartilho essa vitória com meus alunos. 
Faça de cada desafio o novo degrau de uma escada sem limites, que vai terminar no infinito do prazer de aprender e ensinar."
Retirado de http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1130/ser_professor_de_informatica
Mas sem duvida que mostra muito bem o que é ser professor de informática

Sem comentários: