A SUPERESCOLA ou o retrato da escola portuguesa
Onde estão as melhores escolas do mundo?
Claro! Está certo! Em... Portugal
Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico.
Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente! DISCIPLINAS / ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES
- Língua Portuguesa
- História
- Língua Estrangeira I - Inglês
- Língua Estrangeira II - Francês
- Matemática
- Ciências Naturais
- Físico-Químicas
- Geografia
- Educação Física
- Educação Visual
- Educação Tecnológica
- Educação Moral R.C.
- Estudo Acompanhado
- Área Projecto
- Formação Cívica
Carga horária = 36 tempos lectivos
Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal?
Somos demais, mesmo bons!
MAS NÃO FICAMOS POR AQUI!!!!
A Escola ainda:
- Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso;
- Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formação para isso;
- Não pode esquecer os outros alunos, 'atestado-médico-excluídos' que também têm enormes dificuldades de aprendizagem;
- Integra alunos oriundos de outros países que, a maior parte das vezes não falam um ** de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer **;
Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos, como:
A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
(possível interpolação do ministro da educação da Finlândia)
Só se encontra mesmo um único defeito: Os professores.
Uma cambada de selvagens e incompetentes, que não merecem o que ganham, trabalham poucas horas (Comparem com os alunos! Vá! Vá! Comparem!!!) Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados! Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as
aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam atentos e calados na sala de aula, etc... e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito! Olha que há cada uma!
COM FRANQUEZA!!!
-------------------------
Vale a pena divulgar ao maior número de pessoas (de preferência não professores) para que uma visão mais realista se comece a sedimentar.
ATENÇÃO: O texto não é de minha autoria... foi enviado para o meu mail... mais uma daquelas correntes...
- Currículos Alternativos
- Percursos Escolares Próprios
- Percursos Curriculares Alternativos
- Cursos de Educação e Formação
A escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nos mais variados domínios:
- Educação sexual
- Prevenção rodoviária
- Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares, etc.
- Preservação do meio ambiente
- Prevenção da toxicodependência
- Etc, etc...
(possível interpolação do ministro da educação da Finlândia)
Só se encontra mesmo um único defeito: Os professores.
Uma cambada de selvagens e incompetentes, que não merecem o que ganham, trabalham poucas horas (Comparem com os alunos! Vá! Vá! Comparem!!!) Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a faltar ao respeito e a agredir os pobres dos alunos, coitados! Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as
aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam atentos e calados na sala de aula, etc... e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito! Olha que há cada uma!
COM FRANQUEZA!!!
-------------------------
Vale a pena divulgar ao maior número de pessoas (de preferência não professores) para que uma visão mais realista se comece a sedimentar.
ATENÇÃO: O texto não é de minha autoria... foi enviado para o meu mail... mais uma daquelas correntes...
Sem comentários:
Enviar um comentário