terça-feira, julho 10, 2007

Cientistas descobrem porque bocejamos

Bocejar é uma maneira de contornar o sono. Através deste acto melhoramos a circulação sanguínea no cérebro e, por isso, a atenção.
Cientistas norte-americanos estudaram os mecanismo do bocejo. A acção, que normalmente descreve o estado de sonolência, serve para aumentar a atenção.
Através dele melhoramos a circulação sanguínea e diminuimos a temperatura cerebral, o que, de acordo com os investigadores, melhora a atenção.
Este mecanismo também se relaciona com o facto de o bocejo ser tão contagiante.
Ao ser ‘transmitido’ para outra pessoa, melhora, em geral, o estado de vigília de todo o grupo.
Durante estudo, levado a cabo por Andrew e Gordon Gallup, da Universidade de Albany em Nova Iorque, e divulgado pelo New Scientist , foi analisada a respiração e feita a contagem de bocejos de 44 alunos universitários, enquanto viam filmes que mostravam outras pessoas a bocejar.
Foram detalhadas quatro formas diferentes de bocejar: exclusivamente pela boca, exclusivamente pelo nariz, com o nariz tampado ou da maneira natural. Dos que respiravam naturalmente, verificou-se que metade bocejou ao ver os outros. No entanto, os que respiravam exclusivamente pelo nariz não bocejaram.
Quem estava a ver o filme com uma bolsa fria na testa também não bocejava. Já os que utilizavam uma bolsa quente ou de temperatura ambiente bocejavam normalmente.
De acordo com os cientistas, o cérebro trabalha melhor a menores temperaturas. A respiração feita pelo nariz é a mais eficaz para refrigerar o cérebro, uma vez que há vasos sanguíneos nasais que transportam sangue mais frio para o cérebro.

Sem comentários: