terça-feira, abril 29, 2008

Avaliação dos alunos - novas tendências pedagógicas

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =

RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

ANÁLISE :
* A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
* O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
* Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
* O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente ? repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
* Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
* A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
* Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
* Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
* Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados ? as simetrias ? realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
* Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".

Sem comentários: