quarta-feira, janeiro 14, 2009

EUROPEANA - biblioteca multimédia online da Europa

Inaugurada, a 20 de Novembro de 2008, a biblioteca multimédia online da Europa com mais de dois milhões de obras. Através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.

Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço (www.europeana.eu), a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.


Ninguém esperava que a Europeana, biblioteca virtual de cariz cultural para os países da União Europeia - com a ambição de aí englobar as principais obras de arte e referências de cada país -, sucumbisse horas depois de ter sido virtualmente inaugurada, em Novembro.


E o inesperado aconteceu. Os dez milhões de clicks por hora, de europeus curiosos em espreitar a sua primeira biblioteca virtual, saturaram o sistema informático concebido para a Europeana, que fechava por inoperância, praticamente um dia depois.

Anunciada a sua reabertura para 2009, esta veio afinal a antecipar-se anteontem, como uma prenda no sapatinho, embora com algumas limitações. Uma mensagem informa quem busca o endereço www.europeana.eu que em horas de ponta o número de requisitantes será limitado.

A biblioteca Europeana tem como objectivo lançar dez milhões de conteúdos para 2010 com um potencial de 2,5 mil milhões de obras, de acordo com Viviane Reding, a comissária europeia encarregue da sociedade de informação e dos media.

"As capacidades do site foram multiplicadas por quatro", informou à imprensa um porta-voz da Comissão Europeia. Agora numa nova versão, a Europeana continua "em fase de teste" e, embora acessível à consulta, o seu número de utilizadores será limitado.

Com a ambição de disponibilizar online, gratuitamente, para já, dois milhões de documentos multimedia referentes ao património europeu, pretende de futuro incluir colecções de museus, galerias e bibliotecas mais importantes de cada país.




O Vídeo "Boots" é um interessante itinerário pela cultura europeia, vale a pena ver.

Sem comentários: