sábado, janeiro 03, 2009

O que marcou as tecnologias em 2008

Para a área das tecnologias o ano de 2008 ficará para a História como o ano em que Bill Gates abandonou oficialmente a liderança da Microsoft, um dos maiores impérios do sector, mas outras novidades surgiram no sector.

O primeiro mês do ano ficou marcado pela apresentação do Macbook Air da Apple, aquele que foi apresentado por Steve Jobs, na sua última presença na Macworld de San Francisco, como o mais leve do mundo.

Já em Fevereiro o sector das telecomunicações esteve ao rubro em Barcelona, onde se realizou o Mobile World Congress, que serviu de palco à apresentação do Xperia X1, o primeiro telemóvel da Sonny Ericsson baseado em Windows Mobile, mas sobretudo às primeiras imagens de protótipos de telemóveis Android, o sistema operativo móvel do Google.

Abril de 2008 foi o mês em que a HP entrou oficialmente no mercado dos netbooks, ao lançar os primeiros modelos dos Mini-Note, seguindo as passadas de algumas rivais, como a Acer e a Asus, pioneiras nesta área.

Em Maio foi celebrado o 30º aniversário do spam e a Microsoft abandonou a oferta ao portal Yahoo, muitos meses e polémicas depois.

O final de Junho ficará para sempre marcado na história da Microsoft como o mês que Bill Gates deixou a presidência da empresa, que passou a ser liderada por Steve Ballmer.

No mundo da Apple, este mês foi o mês da apresentação do muito aguardado iPhone 3G, que chegou a Portugal em Julho.

Em Setembro o Google celebrou o 10º aniversário e a crise parecia começar a chegar ao sector, como provou o anúncio de 25 mil despedimentos na HP, resultado da aquisição da EDS.

Outubro foi de novo um mês forte para o sector dos telemóveis, com a apresentação do primeiro telemóvel Android, o G1, e o lançamento do BlackBerry Storm, a resposta da Research In Motion ao iPhone.

Os últimos meses de 2008 ficaram marcados pela despedida de Jerry Yang do cargo de CEO do portal Yahoo, depois das criticas envolvendo a oferta rejeitada por parte da Microsoft e por mais despedimentos na indústria, envolvendo nomes como a Sony ou o Yahoo.
Retirado do SOL

1 comentário:

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!