quarta-feira, abril 08, 2009

De ficar a ver estrelas!!!

Coloca o universo no teu computador.

O WorldWide Telescope (WWT) permite que o seu computador funcione com um telescópio virtual, trazendo imagens dos mais importantes telescópios situados em terra firme ou em órbita. Experimente as visitas guiadas por astrónomos e educadores, que mostram interessantes regiões do céu.

O programa utiliza um ambiente Web 2.0 para transformar seu computador em um telescópio virtual. O WorldWide Telescope reúne milhares de imagens do céu. Você pode explorar o céu livremente ou através de tours com guias, astrônomos e educadores dos mais famosos observatórios e planetários dos Estados Unidos.

O utilizador também para definir o local onde está e ver o céu naquele exacto momento, com todas as constelações. Viu uma mancha perto de alguma estrela? É só usar a rodinha do rato para dar zoom e conferir se se trata de uma galáxia ou de uma nebulosa, por exemplo.

Na base de dados do WorldWide Telescope estão fotos tiradas pelos telescópios orbitais Hubble, Spitzer e Chandra, além de registos feitos por observatórios terrestres. O aplicativo ainda não tem versão em português.

O programa foi criado com o Visual Experience Engine, o qual permite visualização em alta definição do céu noturno, planetas e outros tipos de imagem. É possível aplicar uma vasta gama de efeitos, como visão raio-x, zoom, crossfade, etc. Imagine a imagem que deve ser uma supernova que explodiu há mil anos.

Altere para a visualização Hydrogen Alpha para visualizar a distribuição e iluminação de estruturas primordiais de nuvens de hidrogênio. Selecione diferentes pontos de vista: da Lua, dos planetas do sistema solar; visualize astros em suas posições precisas no passado, presente e futuro.

Todo o conteúdo do WorldWide Telescope, entre imagens e informações, passa com folga a barreira dos terabytes. A interface do programa pode ser explorada por crianças, tamanha a facilidade que ela oferece.

Navegação por abas que facilitam a viagem!

Como começar?

Por oferecer inúmeras possibilidades, fica até complicado saber por onde começar a explorar o céu. Uma boa dica é seguir os tours já prontos para se adaptar com o uso do programa. Para navegar, os recursos são parecidos com programas como Stellarium e Google Earth.

Você pode usar a roda do rato, as teclas -/+ ou Page Up/Page Down para aumentar ou diminuir o zoom. Para rodar a visualização, arraste o rato pela tela com o botão do meio pressionado ou com a tecla Ctrl.

Clique na miniatura de uma imagem para expandi-la e dê um duplo clique para aproximá-lo. Navegue por várias miniaturas com o botão do meio do rato.

Imagens estonteantes neste telescópio digital.

O WorldWide Telescope tem quatro vistas principais:

  • a primeira exibe o céu com as estrelas e constelações vistas de Terra;
  • a segunda exibe cada planeta em detalhes;
  • a terceira é para fotografias de estrelas;
  • e a quarta tem lindas imagens panorâmicas.

As imagens são, em parte, importadas do Virtual Earth, o que indica alta qualidade e muitos detalhes vistos de qualquer canto.

Um dos recursos mais empolgantes é o telescópio, o qual transforma seu monitor em uma potente lente e seu teclado nos controles dele.

http://www.worldwidetelescope.org/

MANUAL - Como usar o WorldWide Telescope?

Sem comentários: