quinta-feira, abril 16, 2009

Rede social falsa alerta contra a falta de privacidade na internet britânica

O governo britânico já está enfrentando problemas com seus cidadãos e com a União Européia no que diz respeito à privacidade. Com o objetivo de acalorar ainda mais o assunto, uma organização criou o Statebook, uma paródia não muito engraçada do Facebook, que mostra como as informações particulares de cada cidadão são acessadas pelo governo.

A paródia esconde um protesto do The Open Rights Group, uma organização que diz “existir para preservar e promover os direitos dos cidadãos na era digital”. O site informa que ainda está em desenvolvimento, mas mostra um exemplo em sua página inicial. Nele, vemos um cidadão inglês seguido da pergunta: “O que você quer saber sobre Jack Smith agora?”. Abaixo segue-se um grande número de informações privadas como o número de ligações e emails da pessoa, informações médicas, lugares por onde dirige, entre outros.

O visual do Statebook é muito semelhante ao Facebook, uma tentativa do Open Rights Group de mostrar como o governo britânico acessa as informações de seus cidadãos: com a facilidade de quem navega por uma rede social.
O Statebook pode ser encontrado através do endereço statebook.co.uk.

Mais ... de onde foi retirada... GEEK

Sem comentários: