terça-feira, outubro 23, 2012

Gerar nuvens de palavras

O Wordle é uma ferramenta que gera nuvens de palavras a partir de um texto ou uma série de palavras inseridas. Não é necessário download ou instalação do Wordle, funciona diretamente a partir de uma janela do browser de internet. O programa está disponível no idioma inglês.

http://www.wordle.net/

Como usar esta Ferramenta?
Com esta ferramenta poderá gerar uma nuvem de palavras (pode ser somente de letras) em formatos e cores diferentes a partir de um texto ou de uma série de palavras à sua escolha. Para utilizá-lo é simples, basta selecionar a opção “Create” no menu do programa.
Em seguida será exibida uma janela com um campo onde você poderá digitar o texto que deseja que o programa utilize para gerar a imagem. Então, é só pressionar o botão “Go” e pronto, o programa gera automaticamente a imagem com as palavras digitadas.
Dentro do texto gerado você pode optar por alterar a fonte dentro das disponibilizadas pela ferramenta, utilizando o menu “Font”, pode alterar a disposição das palavras (horizontal, vertical, meio a meio, maior parte vertical ou horizontal) com o menu “Layout”, e também a cor na opção “Color”.
Como padrão, as palavras serão dispostas conforme digitadas, mas é possível deixá-las todas em caixa alta ou baixa, selecionando no menu “Language” a opção para isto. Se você utilizar o botão “Randomize”, o texto inteiro será alterado de forma aleatória (caso não goste do resultado, existe a opção de menu “Edit” e “Undo Randomize” que desfaz o efeito gerado).
Após concluído da forma como desejar, você ainda poderá salvar sua obra na galeria do programa, que é disponibilizada para visualização por outros usuários e é gerado um código para que você possa utilizar este texto em seu blog ou página pessoal. Os últimos textos criados são exibidos na página inicial do programa.

Sem comentários: