sexta-feira, janeiro 30, 2009

Vídeo tão esperado!!!

No âmbito das comemorações do Dia Europeu da Protecção de Dados, a CNPD lançou várias iniciativas do Projecto Dadus, entre as quais este vídeo.

O que achas? deixa o teu comentário...

segunda-feira, janeiro 26, 2009

O novo Magalhães

terça-feira, janeiro 20, 2009

Seminário "Segurança Informática"

O tema da segurança informática é muito abordado actualmente pela grande utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em quase todas as actividades quotidianas e pela sua incorrecta utilização.
No dia 10 de Fevereiro de 2009, o grupo de Informática da Escola Básica e Secundária de Canelas vai organizar um seminário sobre “Segurança Informática”.
Pretende-se com este evento sensibilizar toda a comunidade educativa dos riscos inerentes ao uso incorrecto das TIC, sensibilizar para as questões de protecção de dados e da privacidade, promover uma utilização consciente das novas tecnologias e desenvolver a consciência cívica dos jovens.

PROGRAMA:
1ª Parte – Segurança e Protecção de Dados
15:30 Recepção
15:50 Abertura
16:00 Projecto DADUS
16:30 Policia Judiciária do Porto
17:00 Coffee Break
2ª Parte – Segurança e Protecção dos Equipamentos
17:15 Microsoft Portugal
17:45 Universidade Portucalense
18:00 Encerramento
INSCRIÇÕES AQUI

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Vou deixar de ser Professora

Uma empresa australiana está a oferecer o melhor emprego do mundo, com apenas uma vaga. O candidato seleccionado irá receber um ordenado milionário e terá de viver seis meses numa casa de luxo em uma ilha paradisíaca e experimentar várias actividades, entre as quais mergulho e escalada. Terá também de manter um blogue actualizado com fotografia e vídeo.
FÁCIL!!!
Vejam o video só para vos deixar curiosos...
Não vou dar o link para se candidatarem... porque o lugar será para mim...
:)


quarta-feira, janeiro 14, 2009

EUROPEANA - biblioteca multimédia online da Europa

Inaugurada, a 20 de Novembro de 2008, a biblioteca multimédia online da Europa com mais de dois milhões de obras. Através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costa do Brasil, um mapa de 1784.

Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço (www.europeana.eu), a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.


Ninguém esperava que a Europeana, biblioteca virtual de cariz cultural para os países da União Europeia - com a ambição de aí englobar as principais obras de arte e referências de cada país -, sucumbisse horas depois de ter sido virtualmente inaugurada, em Novembro.


E o inesperado aconteceu. Os dez milhões de clicks por hora, de europeus curiosos em espreitar a sua primeira biblioteca virtual, saturaram o sistema informático concebido para a Europeana, que fechava por inoperância, praticamente um dia depois.

Anunciada a sua reabertura para 2009, esta veio afinal a antecipar-se anteontem, como uma prenda no sapatinho, embora com algumas limitações. Uma mensagem informa quem busca o endereço www.europeana.eu que em horas de ponta o número de requisitantes será limitado.

A biblioteca Europeana tem como objectivo lançar dez milhões de conteúdos para 2010 com um potencial de 2,5 mil milhões de obras, de acordo com Viviane Reding, a comissária europeia encarregue da sociedade de informação e dos media.

"As capacidades do site foram multiplicadas por quatro", informou à imprensa um porta-voz da Comissão Europeia. Agora numa nova versão, a Europeana continua "em fase de teste" e, embora acessível à consulta, o seu número de utilizadores será limitado.

Com a ambição de disponibilizar online, gratuitamente, para já, dois milhões de documentos multimedia referentes ao património europeu, pretende de futuro incluir colecções de museus, galerias e bibliotecas mais importantes de cada país.




O Vídeo "Boots" é um interessante itinerário pela cultura europeia, vale a pena ver.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Português Exacto

Tire todas as suas dúvidas sobre Língua Portuguesa no novo sítio PORTUGUÊS EXACTO!

Em www.portuguesexacto.pt encontra o sítio da Língua Portuguesa criado pela Porto Editora para esclarecer questões no âmbito da ortografia e da morfologia.

É de destacar a disponibilização, neste sítio, de um Conversor do Acordo Ortográfico, que adapta texto e/ou palavras em conformidade com as regras do Acordo Ortográfico.

Acessível, prático e gratuito, o PORTUGUÊS EXACTO é um serviço de verdadeiro interesse público que, acreditamos, constituirá um apoio útil para si e para os seus alunos.
Retirado de um e-mail da PortoEditora

terça-feira, janeiro 06, 2009

DEI Academy - Academia de Informática

O Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra estreou recentemente uma academia que pode ser o tira-teimas para aqueles alunos do secundário que têm algum interesse pela informática mas ainda não decidiram se é esse o caminho profissional que querem seguir.

Qualquer pessoa pode frequentar a DEI Academy que não quer ver limitado o seu público por idades ou áreas de formação. Há no entanto um interesse claro dos promotores em captar a atenção de potenciais alunos.

A frequência da academia tem vários níveis, sendo o mais básico a frequência online. Este primeiro contacto via Internet pode evoluir para uma frequência presencial.
Eu já me inscrevi!!! E tu?
O Primeiro curso que a DEI Academy esta a oferecer é de Python... Já estive a ver os manuais e são bastante interessantes...
Em breve:
  • Aplicações para a Internet
  • Design
  • Redes de comunicação
  • Bases de Dados
Eu vou aprender...

Picassa para MAC

Os Amantes do MAC tiveram um belo presente de Ano Novo, pois o PICASSA já está disponível para o MAC.
A maior novidade deste Picasa é a sincronização do software com o iPhoto, a partir do qual se podem extrair álbuns de fotografias. Contudo, apesar de o Picasa não interferir com o software da Apple, a verdade é que quando o utilizador tenta editar a imagem no Picasa, esta continua a não sofrer alterações no iPhoto.

Sexo e drogas no MySpace

De acordo com um estudo, publicado na Archives of Pediatric & Adolescent Medicine, 54% dos jovens demonstraram comportamentos de risco, como sexo, violência e drogas nas suas páginas pessoais, nomeadamente no MySpace, sem saberem até que ponto é que o estão a fazer publicamente. E, por isso, estão a sujeitar-se a maiores perigos.

Dimitri Christakis explica que a maioria dos jovens não percebe quão público e permanente é a informação disponibilizada na Internet. Refere, igualmente, que os encarregados de educação não fazem a mínima ideia do que os filhos andam a fazer na Internet.

O investigador alerta, ainda, para o facto de a apresentação de comportamentos sexuais na Internet tornar os jovens alvos preferenciais de predadores sexuais.

retirado d'aqui

sábado, janeiro 03, 2009

Biblioteca Digital CAMÕES

Cerca de mil e duzentos documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos vão estar disponíveis a partir do dia 8 na Biblioteca digital Camões, anunciou o Instituto Camões.

A Biblioteca albergava já importantes documentos históricos, mas de acesso condicionado.

A partir do dia 8, passarão a estar acessíveis, sem restrições, cerca de 1500 testemunhos culturais, incluindo textos literários, pautas musicais, ensaios, poemas e estudos científicos.

Estarão igualmente disponíveis para consulta textos de grandes autores portugueses falecidos há mais de 70 anos (autores no domínio público).

Na óptica do Instituto, «esta nova ferramenta em linha revela-se de importância decisiva para uma comunidade linguística com mais de 220 milhões de falantes e também para um número crescente de pessoas que, em todo o mundo, se interessam pela cultura portuguesa e que pretendem estudar o português"

O que marcou as tecnologias em 2008

Para a área das tecnologias o ano de 2008 ficará para a História como o ano em que Bill Gates abandonou oficialmente a liderança da Microsoft, um dos maiores impérios do sector, mas outras novidades surgiram no sector.

O primeiro mês do ano ficou marcado pela apresentação do Macbook Air da Apple, aquele que foi apresentado por Steve Jobs, na sua última presença na Macworld de San Francisco, como o mais leve do mundo.

Já em Fevereiro o sector das telecomunicações esteve ao rubro em Barcelona, onde se realizou o Mobile World Congress, que serviu de palco à apresentação do Xperia X1, o primeiro telemóvel da Sonny Ericsson baseado em Windows Mobile, mas sobretudo às primeiras imagens de protótipos de telemóveis Android, o sistema operativo móvel do Google.

Abril de 2008 foi o mês em que a HP entrou oficialmente no mercado dos netbooks, ao lançar os primeiros modelos dos Mini-Note, seguindo as passadas de algumas rivais, como a Acer e a Asus, pioneiras nesta área.

Em Maio foi celebrado o 30º aniversário do spam e a Microsoft abandonou a oferta ao portal Yahoo, muitos meses e polémicas depois.

O final de Junho ficará para sempre marcado na história da Microsoft como o mês que Bill Gates deixou a presidência da empresa, que passou a ser liderada por Steve Ballmer.

No mundo da Apple, este mês foi o mês da apresentação do muito aguardado iPhone 3G, que chegou a Portugal em Julho.

Em Setembro o Google celebrou o 10º aniversário e a crise parecia começar a chegar ao sector, como provou o anúncio de 25 mil despedimentos na HP, resultado da aquisição da EDS.

Outubro foi de novo um mês forte para o sector dos telemóveis, com a apresentação do primeiro telemóvel Android, o G1, e o lançamento do BlackBerry Storm, a resposta da Research In Motion ao iPhone.

Os últimos meses de 2008 ficaram marcados pela despedida de Jerry Yang do cargo de CEO do portal Yahoo, depois das criticas envolvendo a oferta rejeitada por parte da Microsoft e por mais despedimentos na indústria, envolvendo nomes como a Sony ou o Yahoo.
Retirado do SOL

Crianças fazem viagem 3D pelo Corpo Humano

Trata-se de um veículo que, sem se deslocar, faz uma viagem de quase meia hora com 20 crianças de cada vez, por temas como o ADN, as células estaminais, a terapia genética ou a nanotecnologia, levando a Ciência até crianças entre os nove e os 14 anos de idade, relacionando uma "constante interactividade" com as matérias leccionadas nas escolas.

O Champimóvel é um dos conceitos mais originais da ciência educativa e despertará a curiosidade científica em milhares de jovens. Como experiência tri-dimensional e interactiva, os estudantes imergem no funcionamento do corpo humano ao nível microscópico. A sua descoberta dos temas científicos subjacentes será feita de forma natural e agradável. Além disso, sendo uma exposição itinerante, o Champimóvel permite levar a ciência até às crianças, independentemente da área da sua escola ou de onde vivem A ciência é para todos e a Fundação Champalimaud proporcionará esta fantástica aventura percorrendo Portugal e Espanha.

Será que o simulador vai à minha escola???
Senhoras professoras de ciências, lá da minha escola, façam o favor de promover esta actividade lá na escola... que eu quero experimentar...
vá lá...

Curiosidades no mundo da informática

1° Você já conseguiu renomear qualquer arquivo ou pasta para “con” ou “aux” ? Boa sorte!!! FUNCIONOU

2º Nas versões antigas do Google Earth funciona, pressione CTRL + ALT + A por um tempo que o Google Earth vira um Jogo de Simulador de Vôo. FUNCIONOU

3º Abra o Mozilla Firefox, digite na barra de endereço:”about:mozilla”, vai aparecer um versículo do “Livro do mozilla” com um verso meio que satânico. FUNCIONOU

4º Abra o Google, Digite: O Maior Mentiroso do Mundo. pressione o Botão Pesquisar, E diga Oi a Luiz Inácio Lula da Silva

5º Abra o Google, Digite: Google Mirror. pressione o Botão Estou com Sorte, e tudo o que você pesquisar virá ao contrário (ex.: Se pesquisar pobreza aparece riqueza) FUNCIONOU

6º Abra o Word (Do office) digite =rand(100,100) e em seguida pressione Enter, vai aparecer várias linhas de texto, mais precisamente 116 páginas de texto... FUNCIONOU

7º Abra o Word (do Office) digite: Q33 NY (O Nome do avião que bateu em uma das torres gemeas do atentado de 11 de setembro) aumente a fonte para 72, escolha a fonte Wingdings… Estranho Nao? FUNCIONOU

8º Animação no Powerpoint 97:
1. Abra o Powerpoint
2. Clique em ajuda
3. Clique em sobre o Microsoft PowerPoint
4. Pressione ctrl + shift e clique duas vezes com o mouse no logotipo do programa
5. Uma animação mostra o nome dos dos desenvolvedores
9º Pinball no Word 97:
1. Crie um novo documento
2. Escreva a palavra Blue (com a primeira letra em maiúscula)
3. Seleccione a palavra, deixe-a com a cor azul e depois coloque-a em negrito
4. Acrescente um espaço após a palavra Blue
5. Entre no menu ajuda e escolha a opção sobre o Microsoft Word
6. Pressione ctrl + shift e clique com o mouse sobre o logotipo do Word à esquerda
7. Tcharam! Para mover os flippers use as teclas Z e M. Para sair, pressione esc.
10º No Freecell:
1. Abra o Freecell e comece um novo jogo
2. Pressione ctrl + shift + F10
3. Escolha anular para ganhar, repetir para perder e ignorar para cancelar
FUNCIONOU
11º Simulador de voô no Excel 97:
1. Crie um novo arquivo
2. Aperte F5, digite X97:L97
3. A linha 97 aparecerá seleccionada. Dê um tab
4. Pressione ctrl + shift e clique em assistente de gráfico
5. Pronto! Com o mouse, você controla a direção; com os botões, acelera para a frente ou para trás
6. Tente chegar à área em estão os creditos do programa.
12º Para ganhar no paciência pressione Alt + Shift + 2
FUNCIONOU

13° Abra o Microsoft Sam (Encontrado no Painel de Controle no sistema de “Fala”) e digite “soy” ou “soi”

sexta-feira, janeiro 02, 2009

UE Reforça Segurança da Internet

Este é um tema que debato bastante com todos os meus alunos... chego a "dar-lhes nas orelhas"... pois muitos não fazem a mínima ideia dos perigos existentes na Internet... e da exposição que fazem dos Dados Pessoais...
Encontrei esta noticia no site "Semana Informática"... deixo aqui os números da noticia, que são assustadores...
Enquanto 75% das crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, já têm acesso à Internet e 50% das crianças de 10 anos possuem um telemóvel, um novo inquérito Eurobarómetro revela que 60% dos progenitores europeus estão preocupados, temendo que os seus filhos possam ser vítimas de aliciamento ou de «amizades que conduzem ao abuso sexual das crianças». Por seu lado, 54% dos pais receiam que os seus filhos possam ser intimidados em linha, ou seja, «assediados através de sítios Internet ou por meio de mensagens por telemóvel»
Semana nº 910 de 26 de Dezembro de 2008 a 1 de Janeiro de 2009 Noticia completa

Deixo aqui um link para um jogo de enigmas sobre "Protecção de dados pessoais" do amigo DADUS

TV on-line

Existem serviços que lhe permitem fazer o download de programas de televisão sem estar a cometer nenhuma ilegalidade

Com a disseminação de acessos à Internet em banda larga e graças a tecnologias como as de compressão e distribuição, a televisão online é hoje possível. Diversos serviços estão em desenvolvimento, outros já foram lançados. Quer isto dizer que, caso tenha em casa um acesso à Internet com uma largura de banda relativamente decente, deverá ser capaz de receber televisão e até mesmo video on demand.
mais em PCGUIA... AQUI

Google Docs

Imagine que está num local onde não possui o pacote Office instalado nos computadores e precisa desesperadamente concluir um trabalho importante cujo prazo de entrega já está próximo de se esgotar.
Já pensou nas vantagens de poder criar documentos on-line??? Como uma apresentação de slides??? uma folha de cálculo??? um documento simples??? ou simplesmente transformar o seu documento num PDF?

O Google Docs permite isto e muito mais... basta ter uma conta do Google...
não precisa de instalar nada... está tudo on-line... basta apenas aceder à Internet...
Simples!!! não?
E os arquivos também não ocupam nenhum espaço no disco local, ainda ficando disponíveis para acesso onde quer que você esteja, sem a necessidade de adquirir uma pendrive.

A revista PCGuia dá um pequeno manual de utilização do Google Docs... vejam ... AQUI
Eu já criei um... e você?

Para que serve a tecla "Scroll Lock"?

A pedido de muitos alunos cá vai...

"Scroll Lock" é uma tecla (com uma luz que representa o seu estado ligado/desligado) nos teclados dos computadores modernos. O seu comportamento depende do software que está em uso.

A tecla foi criada pela IBM, e seu propósito era modificar a função das teclas direccionais.

Quando o "Scroll Lock" estava ligado, as teclas direccionais rolavam o conteúdo de uma tela em modo texto sem mover o cursor, como o usual.

Desta forma, "Scroll Lock" tem uma função similar às teclas "Num Lock" e "Caps Lock", isto é, habilita uma função secundária para um grupo de teclas.

Actualmente, apenas alguns programas modernos ainda utilizam o Scroll Lock, como a Microsoft Excel, que rola o monitor sem modificar a célula activa quando o Scroll Lock está ligado.